Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Cibele Barbosa |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/217809
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Resumo: |
O trabalho propõe uma análise da estética de Lourenço Mutarelli a partir do reconhecimento da expressão de algumas linhas de força e suas reincidências em diferentes formas artísticas por meio da intersecção entre elementos visuais e verbais para a construção de sentido narrativo. Em um primeiro momento, privilegia-se a análise de suas histórias em quadrinhos e de procedimentos artísticos utilizados no surgimento de perspectivas reincidentes em suas obras, tais como a representação da ruína e do vazio, bem como o dinamismo propiciado pela inserção do enigma e da manipulação da memória como recursos composicionais. Posteriormente, contextualiza-se a persistência dessas perspectivas na dinâmica do jogo e seus desdobramentos formais nos primeiros romances do autor, a qual encontra na construção do ponto de vista seu pleno desenvolvimento. Por fim, investigam-se as ressonâncias das linhas de força identificadas a partir da mudança formalizada na opção pela narração heterodiegética, sobretudo no romance "A arte de produzir efeito sem causa" (2008). A escolha por determinada atitude narrativa, a permanência do vazio e da necessidade de seu preenchimento pela reiteração de afetos, bem como sua expressão em palavras e imagens e o protagonismo da linguagem ressentida, são pistas para a compreensão da instauração de uma estética circular que, por fim, sugere uma transformação das condições representativas da literatura brasileira contemporânea. |