Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Noronha, Fabrícia Py Tortelli |
Orientador(a): |
Backes, Luciana |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Centro Universitário La Salle
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11690/685
|
Resumo: |
Impulsionada pelos altos índices de reprovação na disciplina de Lógica de Programação, que é a base para o educando aprender a programar nos cursos de informática, a pesquisa, tipo Estudo de Caso, tem como problemática investigativa: Quais as potencialidades e os limites da utilização das tecnologias analógicas (caneta e papel) e digitais (VisuAlg, Scratch e kit Lego) para a construção do conhecimento de algoritmos, na disciplina de Lógica de Programação, no contexto do hibridismo tecnológico, no curso superior de informática do IFRS? O estudo está vinculado à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). O referencial teórico está fundamentado nos pressupostos da epistemologia genética de Jean Piaget. O campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre. Os participantes são os educandos regularmente matriculados na disciplina de Lógica de Programação, no primeiro semestre do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. Os dados foram coletados por intermédio da observação das interações dos educandos no processo de construção do conhecimento – diário de campo da pesquisadora – e, da aplicação de questionários aos educandos. A análise de dados foi feita com base na Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2006) e, ao final do estudo, foram identificadas potencialidades relacionadas ao emprego das tecnologias analógicas e digitais no processo de construção do conhecimento, bem como limites, indicando formas de superá-los. A prática pedagógica, no contexto do hibridismo tecnológico, proporcionou pluralidade de representação dos conteúdos; portanto, oportunizou uma visão mais ampla dos conhecimentos e de suas aplicações, potencializando o processo de aprendizagem. Outrossim, merecem destaque nas relações de aprendizagem as interações entre sujeito e objeto (conhecimento) nas quais foi implicado o desenvolvimento de capacidades, como a interatividade, a colaboração e a cooperação entre os educandos |