Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Ferreira da
Orientador(a): Berkenbrock-Rosito, Margaréte May lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4106
Resumo: O presente estudo almeja compreender o sentido da experiência estética em sua dimensão pictórica no percurso formativo de professores no Curso de Pedagogia; Tem como objetivo compreender as imagens dos retalhos construídos pelas participantes do dispositivo formativo “Colcha de Retalhos”, vislumbrando a construção da autonomia e da emancipação. O desenvolvimento desta pesquisa é permeado pelos conceitos relativos às narrativas (auto)biográficas, por meio de Josso ( 2004; 2007), Delory-Momberger (2012; 2014) Passeggi (2010; 2011; 2016), para fundamentação do dispositivo “Colcha de Retalhos”, Berkenbrock-Rosito (2009). São apresentados também conceitos a respeito da Educação Estética na perspectiva de Schiller (2002), contando com as contribuições de Perissé (2009), além das concepções de autonomia e emancipação tratados principalmente por Freire (1995; 1996) e Adorno (2002; 2008; 2011), com seu viés da indústria cultural e do processo de semiformação. A Cultura Visual é apresentada pelos estudos principalmente de Joly (2007) e Martins (2006). O enfoque da semiótica trazido por Peirce (2005) e Santaella e Nöth (1998) contribuem para a análise das narrativas pictóricas, cujo elemento central é abordado por Moro (2016) e Lopes (2015). A metodologia adotada é a análise documental de fonte primária: os retalhos produzidos pelas alunas, tratados como documentos históricos que permitem a verificação de aspectos significativos para a ampliação da compreensão sobre a formação de professores no curso de Pedagogia. Os dados foram compreendidos sob o enfoque hermenêutico na perspectiva de Gadamer (2000). O dispositivo formativo “Colcha de Retalhos” e os dados coletados oriundos de sua aplicação nos permitiram uma imersão tanto nas possíveis experiências estéticas vividas pelas alunas, como também podemos ilustrar parte do percurso estético-formativo das alunas no Curso de Pedagogia. Os dados mostram a possibilidade de compreendermos a formação humana a partir da narrativa (auto)biográfica na dimensão pictórica que revela um processo de reflexão. Retalhos, como imagens, constituem-se como uma possibilidade construção e produção de conhecimento no desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos.