Ação, paixão e estesia em contos de Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Ferreira, Grazielle de Almeida lattes
Orientador(a): Abriata, Vera Lucia Rodella lattes
Banca de defesa: Santos, Vera Lúcia Pereira dos lattes, Bueno, Alexandre Marcelo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Franca
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Linguística
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/479
Resumo: Esta pesquisa analisa, com base no instrumental teórico da semiótica de linha francesa, os contos “Felicidade Clandestina”, “Restos de Carnaval” e “Os Desastres de Sofia”, de Clarice Lispector, publicados em sua obra Felicidade Clandestina. Neste livro, de 1971, a autora reúne diversas narrativas escritas ao longo de sua vida. Em geral, a obra de Clarice Lispector apresenta características intimistas, privilegiando o indivíduo, com seus questionamentos e crises existenciais. Nos textos constituintes do corpus de nossa pesquisa, o enunciador projeta atores femininos no papel actancial de narradores, no presente da enunciação enunciada, que, entregues a seu fluxo de consciência, rememoram acontecimentos marcantes de suas vidas na passagem da infância para a adolescência. O trabalho, por meio de análise qualitativa e comparativa teve por objetivo examinar as estratégias discursivas utilizadas na construção dos atores femininos, protagonistas de cada uma das narrativas, todas meninas, que enfrentam acontecimentos os quais as levam a uma transformação interna. Para isso, utilizamos elementos do percurso gerativo de sentido, com ênfase na sintaxe e na semântica narrativa e discursiva dos textos, o conceito de paixão em semiótica e a noção de acontecimento e de estesia, de acordo com a obra Da imperfeição, de Algirdas Julien Greimas, com vistas a apreender o modo como o enunciador constrói o perfil dos atores femininos protagonistas dos contos. Como resultado, observamos que, entre as estratégias utilizadas pelo enunciador na construção dos atores, sobressai-se a temática de ordem existencial que se associa ao processo de amadurecimento feminino na passagem da meninice à adolescência e se relaciona a um acontecimento estésico, que irrompe no cotidiano desses atores e envolve sofrimento e beleza intrinsecamente amalgamados.