Requisitos de usabilidade e extensões UML para aplicações em ambientes móveis
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Viçosa
BR Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação Mestrado em Ciência da Computação UFV |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://locus.ufv.br/handle/123456789/2582 |
Resumo: | Computação móvel é uma tecnologia que permite que as pessoas obtenham serviços computacionais independente de sua localização física. A fim de facilitar a mobilidade do usuário, os dispositivos utilizados são pequenos, com o intuito de facilitar sua locomoção. Com isso, origina-se uma limitação na interação usuário-máquina, pois as interfaces de entrada e saída dos dispositivos ficam limitadas, devido à redução do tamanho dos mesmos. Assim, a interface gráfica com o usuário também fica limitada, pois as telas são pequenas, o que impede de explorar todos os recursos gráficos disponíveis. Encontram-se na literatura vários estudos referentes à usabilidade em sistemas que envolvem mobilidade. O presente trabalho apresenta o estudo da usabilidade no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e, a partir das limitações observadas, foi criado um perfil UML, a fim de facilitar a modelagem dentro da Computação Móvel. Após a criação do perfil, foi feita a aplicação das extensões através da modelagem de uma aplicação real. |