Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Araujo, Matheus de Freitas |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Viçosa
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11588
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Resumo: |
Este trabalho aborda o problema de flow shop scheduling não permutacional com trabalhadores heterogêneos (FSNPTH). Sendo este classificado como um problema multicomponente, uma vez que, combina dois problemas no qual o resultado de um afeta o outro. O FSNPTH é composto por dois problemas clássicos de otimização combinatória: alocação de trabalhadores em máquinas e o flow shop scheduling não permutacional (FSNP). O problema consiste em alocar trabalhadores hete- rogêneos em máquinas dispostas em série, na qual a heterogeneidade se dá pelo tempo gasto pelo trabalhador ao operar uma máquina. A alocação dos trabalha- dores definem os tempos de execução das tarefas do problema de FSNP. O objetivo do problema de FSNPTH é minimizar o tempo máximo de conclusão das tarefas, conhecido como makespan. Para resolve-lo, inicialmente é proposto a aplicação do método Proximity Search (PS) para tentar determinar soluções ótimas para o pro- blema utilizando o modelo de programação linear inteira mista 0-1 (PLIM). Esse método consiste em substituir a função objetivo por uma função de proximidade e adicionar uma restrição de corte no modelo. Iterativamente o novo modelo é resolvido e a restrição de corte é atualizada. Isso garante que PS limite o espaço de busca e identifique as soluções ótimas. Foram desenvolvidas três versões do PS denotadas por P S 1 , P S 2 e P S 2RIN S . Dado que o problema pertence à classe NP-Difícil e é considerado de difícil resolução de maneira exata, foram desenvolvi- dos dois algoritmos híbridos, VNS-IG e TS-IG, a fim de obter soluções de forma aproximada de alta qualidade em baixo tempo computacional. Esses algoritmos combinam as meta-heurísticas Variable Neighborhood Search (VNS) e Busca Tabu (TB, do inglês Tabu Search) com o Iterated Greedy (IG). Experimentos computa- cionais e análises estatísticas foram realizados a fim de comparar o desempenho das versões do PS e dos algoritmos propostos. De acordo com os experimentos computacionais, as versões do PS obtiveram melhorias na qualidade da solução obtida e redução no tempo computacional se comparado a resolução do modelo matemático pelo solver IBM ILOG CPLEX. Além disso os experimentos realiza- dos mostram que algoritmos propostos são significativamente superiores ao melhor algoritmo da literatura (Scatter Search) em relação a dois fatores: qualidade das soluções e tempo de execução. |