Análise da elaboração de jogos para aprendizagem nas aulas de ciências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Safar, Lorena Melgaço Ornelas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Viçosa
Educação - Mestrado Profissional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://locus.ufv.br/handle/123456789/32504
https://doi.org/10.47328/ufvcaf.2024.011
Resumo: O uso de jogos didáticos tem sido apontado na literatura da área de Ensino de Ciências como estratégia pedagógica alternativa ao ensino tradicional. Este trabalho de mestrado tem por objetivo analisar o processo de construção de jogos por alunos do ensino fundamental, como estratégia de ensino de conteúdos de ciências, apostando na ludicidade e focando no protagonismo estudantil. O projeto consistiu em uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública de Contagem-MG, durante as aulas da disciplina de ciências no ensino fundamental. A pesquisa de cunho qualitativo, investigou o potencial formativo da elaboração de jogos pedagógicos pelos próprios estudantes, a partir das orientações da professora- pesquisadora. Um grupo de 35 estudantes foi convidado a participar das atividades e, após ciência dos procedimentos e assinatura das devidas autorizações (termos de consentimento livre e esclarecido e termo de assentimento), aqueles que tiveram sua participação autorizada jogaram jogos comerciais. Posteriormente, em grupos menores e sob orientação da professora- pesquisadora, desenvolveram jogos baseados em conteúdos da disciplina de ciências. A última etapa consistiu em um grupo focal, em que os participantes expressaram suas percepções sobre a experiência, tendo como ponto de partida um roteiro semiestruturado. Os dados foram constituídos a partir da observação dos encontros, do caderno de anotações da professora- pesquisadora e da gravação em áudio do grupo. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo de Bardin para responder à questão de pesquisa proposta: a construção de jogos por estudantes do ensino fundamental estimula a aprendizagem de conteúdos conceituais de ciências? Conclui-se que o caráter investigativo das aulas de jogos mostrou que, se o professor organizar previamente regras claras, os jogos podem atuar como catalisadores do processo de ensino e aprendizagem, estimulando e facilitando o desenvolvimento e o conhecimento e a aplicação ativa de conhecimentos científicos, muitas vezes de difícil compreensão para os estudantes. Palavras-chave: Jogos didáticos; Ludicidade; Ensino de Ciências;