A produção audiovisual moçambicana de 2010-2019: patrimônio cultural e identidade nacional em Moçambique na atualidade
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Viçosa
Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/32002 https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.495 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar de que forma a produção de imagens no presente dialoga com aspectos históricos e culturais da construção da nação e da identidade nacional moçambicana. Através da coleta e da sistematização de dados de obras cinematográficas produzidas em Moçambique entre os anos de 2010 e 2019, busca-se refletir sobre o papel do patrimônio cultural e audiovisual na consolidação de elementos que contribuem para as narrativas oficiais da nação moçambicana construída durante e após a luta pela independência. Ao analisar uma seleção de obras cinematográficas produzidas nos tempos recentes, este trabalho busca discutir questões relacionadas com a mobilização da memória coletiva, a construção da história oficial, o silenciamento de memórias sensíveis e a invisibilização das identidades dissidentes ao projeto de nação criado pela FRELIMO. O trabalho apresenta um levantamento inédito de obras cinematográficas moçambicanas produzidas na segunda década do século XXI, propondo um eixo para a construção de uma base de dados permanente do cinema de Moçambique. Palavras-chave: Cinema moçambicano. Patrimônio cultural. História moçambicana. Patrimônio audiovisual |