Entre folhetins, filmes e minisséries: o processo adaptativo das obras A Dama do Lotação e Asfalto Selvagem de Nelson Rodrigues

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Capelozi, Lays da Cruz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35463
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.161
Resumo: This thesis presents discussions about the works A Dama do Lotação, a chronicle belonging to the column A vida como ela é... and the novel Asfalto Selvagem: Engraçadinha – seus amores e seus pecados, both written by Nelson Rodrigues. These two works followed similar adaptive paths: first they were adapted by the cinematographic language, through the pornochanchada bias, and, later, they were adapted by the television language. Thus, in dialogue with Cultural History, it is our objective to analyze this adaptive process, taking into account the process of making each adaptation and reception..