O Cinema e a Grande Guerra (1914-1918): os filmes sob as perspectivas do regime estético das artes de Jacques Rancière e dromologia em Paul Virilio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Sousa Júnior, Maurício José de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em História
Ciências Humanas
UFU
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
War
Link de acesso: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16480
https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.387
Resumo: The Great War (1914-1918) caused important changes in space and the sensory-motor apparatus of men. Technological advances and experiences of transformation of perception added to the war and cinema space articulate extremely rich interpretative possibilities. We understand these modifications as an aesthetic problem. From this, we make movies about the war of 1914-1918, object of our analysis. To this, approach the thought of Jacques Rancière, the concept of aesthetic regime of art and the visibilities brought by Paul Virilio, with the concept of dromologia .