A interdiscursividade e a intertextualidade no gênero música em aulas de língua portuguesa do 9º ano escolar
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Tocantins
Araguaína |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11612/2682 |
Resumo: | Esta dissertação tem como finalidade analisar e problematizar o modo como os alunos foco da pesquisa leem e constroem sentidos para as músicas escolhidas e trabalhadas na sala de aula, observando o jogo entre a intertextualidade e a interdiscursividade, sob o aparato teórico da Análise de Discurso de Michel Pêcheux (1979) e dos conceitos de interdiscurso e intertexto de Fiorin (2010). Para isso, utilizamos a pesquisa-ação crítico-colaborativa, já que sistematizamos e aprimoramos a nossa prática como professor de Língua Portuguesa, de modo a intervir nas ações dos nossos sujeitos e no processo de ensino-aprendizagem deles; bem como para atender às exigências do Programa Profletras. A metodologia dessa pesquisa elabora cinco conjuntos de aulas que abrem espaço para a análise de discurso em cinco pares de músicas pré-selecionadas, cujas aulas são gravadas e transcritas para formar o corpus de análise dos dados. Além disso, preparamos um material pedagógico com atividades epilinguísticas de análise discursiva. Nessa proposta, a música é conceituada como gênero textual, partindo do pressuposto de que ela é um gênero textual multimodal, pois, assim como todo e qualquer texto, ela possui fatores únicos de textualidade que só um gênero textual possui, ou seja, características fundamentais que irão agir na produção do seu sentido, variando de acordo com o meio em que é produzido e interpretado. Assim, a leitura é primazia durante todo o percurso metodológico e instiga os alunos a lerem e a refletirem, isso torna-se visível nas cenas enunciativas criadas na sala de aula, no momento das aulas-pesquisa. |