Território da cinefilia: a Mostra Internacional de Cinema e a cidade de São Paulo (1977-1983)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Dylan, Emerson [UNIFESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61960
Resumo: Há mais de quarenta anos a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo se destaca como um dos principais festivais de cinema do Brasil. Fundada pelo jornalista e crítico de cinema Leon Cakoff em 1977, quando o país estava sob o regime militar, a Mostra esteve diretamente ligada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) durante suas sete primeiras edições, até o ano de 1983. Nesse período, enfrentou a censura política do regime e a chamada “censura do mercado” ao exibir filmes de diferentes países e linguagens, caracterizando-se como um evento de resistência cultural. Esta dissertação investiga a atuação da Mostra Internacional de Cinema em seu primeiro septênio e a relação que acabou criando com a cidade de São Paulo. Utilizando a documentação do acervo da Mostra, disponível no Centro de Pesquisas do MASP, além de fontes consultadas em outras instituições, o trabalho se insere no recente campo de estudo acadêmico sobre festivais de cinema. São abordados aspectos como a trajetória profissional de Leon Cakoff, os objetivos e alcances da Mostra e as relações que o festival teceu com seu território, através dos espaços de sociabilidade cinéfila que ajudou a consolidar na cidade de São Paulo.