Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Damião, Solange [UNIFESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69240
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Resumo: |
Essa pesquisa propõe uma análise reflexiva da obra poética de Herberto Helder, observando o processo de criação na sua poesia, bem como, a relação entre os aspectos do sagrado e do erotismo na representação do corpo. Constata-se que a poesia herbertiana encontra-se numa dialética com o corpo que busca pela transcendência, tornando-se o espaço apropriado para a materialização do desejo. Logo, a investigação do tema acabou por constituir, enfim, suporte para o estudo da produção das obras, percebendo-se que a alteridade corporal no processo de criação não se manifesta apenas na poesia, mas também na forma de composição do escritor. Observa-se, então, que na escrita do autor, há uma potência erótica que será essencial para a sua criação poética, sendo desconstruída pelo sentido da palavra, ao mesmo tempo em que se relaciona com o corpo. Deste modo, a hipótese que se lança é de que o erotismo impõe uma violência contra a palavra e o corpo, sendo necessário para o trabalho de criação. Neste sentido, nossa busca é pela presença do erotismo nas obras de Herberto Helder, privilegiando os textos onde se encontra a imagem da criação, hipótese que exigirá a revisão de determinados pressupostos teóricos empregados na literatura portuguesa contemporânea. |