“Criança não se queima”: serious game para dispositivos móveis com foco na prevenção de queimaduras na infância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Tacla, Elaine Marlene [UNIFESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67453
Resumo: Introdução: As queimaduras são um grande problema de saúde pública, não só devido à sua letalidade mas, também, pelo número de sequelas físicas e psíquicas que podem ocasionar. Hum milhão de brasileiros se queimam, anualmente, e destes, mais de 60% são crianças. Objetivo: Desenvolver e validar aplicativo serious game (SG) para dispositivos móveis, com foco na prevenção de queimaduras, voltado às crianças. Método: Foram utilizados conceitos de Design Thinking e Game Design. Na pré-produção (“descobrir”/”definir”) a pesquisa bibliográfica revelou os principais agentes etiológicos das queimaduras infantis, ambientes e situações mais frequentes. Escaldaduras afetam crianças menores de cinco anos e fogo, as demais faixas etárias. No domicílio, a cozinha é o local de maior ocorrência, com manipulação de panelas e pratos com líquidos ferventes, além do contato com sólidos aquecidos, como portas de fogões. Na produção (“desenvolver”) foram elaboradas telas coloridas e desafiadoras no contexto de jogo, com ambientações realísticas do domicílio e de ”inimigos” a serem identificados e destruídos representando agentes etiológicos. O jogo mostra medidas preventivas para queimaduras. Na pós produção (“entregar”) o aplicativo foi validado pelo método Delphi. Resultados: “Criança não se queima” é um serious game sobre uma família e seu dia-a-dia, que alerta crianças sobre os perigos existentes em tarefas comuns, que podem causar queimaduras. Conclusão: Foi desenvolvido e validado o serious game para dispositivos móveis: “Criança não se queima”.