O carnaval mestiço: riso e relações raciais em Jorge Amado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Paiva, Rodolfo Oliveira [UNIFESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11600/63630
Resumo: Nesta dissertação analisamos as relações de Tenda dos Milagres, romance de Jorge Amado publicado em 1969, com os discursos atuantes à época da sua escritura em torno dos temas das relações raciais no Brasil, da integração do negro na sociedade competitiva e do carnaval como festa popular. Para tanto, partimos da concepção de linguagem e dos conceitos oriundos do chamado Círculo de Bakhtin, principalmente os de enunciado concreto, discurso, meio ideológico e carnavalização. Assim, buscamos flagrar as relações de sentido entre o romance e aqueles discursos produzidos na primeira metade do século XX em torno do tema das relações raciais no Brasil e da integração do negro à sociedade nacional. Depois disso, buscamos uma compreensão da lógica de composição de Tenda dos Milagres a partir do carnaval e da carnavalização, conforme os conceitos propostos por Mikhail Bakhtin, Roberto DaMatta, Emir Monegal entre outros. Analisar a concepção carnavalesca do romance no contexto de sua avaliação das relações raciais no Brasil levou-nos a estudar a representação dos sujeitos negros e da cultura popular que dele emerge. Por fim, discutimos como as imagens do romance vinculam-se, por um lado, à carnavalização e, por outro lado, em que medida retomam estereótipos sobre a sexualidade das pessoas negras. Nossa intenção foi contribuir tanto para os estudos sobre Jorge Amado, quanto para o debate a respeito da representação do negro no contexto brasileiro.