Nietzsche entre fronteiras: a especificidade alemã e o problema europeu

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Marchiori, Gabriela do Espírito Santo [UNIFESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67510
Resumo: Esta dissertação de mestrado busca investigar a relação de apropriação e de ruptura que Nietzsche estabelece com a filosofia clássica alemã, tendo em vista o “problema europeu”. No contexto de A Gaia Ciência, esta questão surge com o pessimismo de Schopenhauer, que Nietzsche considera marca de um pensador europeu, não alemão, levando-o a uma problematização sobre a filosofia alemã. Todavia, a despeito de suas críticas, consideramos que a solução do filósofo ao problema europeu é fundamentada a partir da apropriação de certos elementos do pensamento germânico. Portanto, a hipótese que colocaremos à prova é a de que as conceituações levantadas para a solução de sua questão surgem como evidência da ambiguidade entre a especificidade alemã e o problema europeu, estando a filosofia nietzschiana nas fronteiras dessa contrariedade. Para tal objetivo, primeiramente avaliaremos como as “teses alemãs”, de Leibniz, Kant e Hegel, aludidas por Nietzsche estão presentes no pensamento do filósofo. Em seguida, investigaremos a crítica de Nietzsche à filosofia alemã que, para o autor, teria atrasado o “problema do valor da existência”, observando as aproximações e afastamentos de Nietzsche frente sua tradição, indicando também os elementos singulares do quinto livro da Gaia Ciência. Por fim, no terceiro momento, apuraremos como a filosofia do futuro de Nietzsche procura elidir este conflito, mesmo que se exprimindo a partir de sua ambivalência.