Da Ontologia Fenomenológica À Psicanálise & Biografias Existenciais: O Si Como Nervura Dos Conflitos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Fujiwara, Gustavo [UNIFESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6342331
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52581
Resumo: En Partant De La Phénoménologie Ce Travail A Comme But L"Identification, À Travers L"Ontologie Phénoménologique, D"Une Nouvelle Image De La Conscience Definit Comme Conscience Présente À Soi Mais Non Identitque À Soi-Même. Dans Ce Domaine De Recherche, Nous Y Verrons Le Jaillissement D"Un "Tissu Conflictuel" Du Pour-Soi Avec L"En-Soi, Avec L"Autre Et Avec Soi-Même. En Faisant Du Néant Une Fissure Intraconscientielle, Sartre Semble Réelaborer, Dans En Sens Ontologique, La Défintion Qu"Il A Formulé Dans La Transcendance De L"Ego: "L"Homme Est Toujours Un Sorcier Pour L"Homme". En Bref, Cette Reformulation Prétend Fonder Au Niveau De L"Immanence De La Conscience (Conscience Préréflexive) Ce Que Dans L"Essais À Propos Du L"Ego Transcendant Était Identifié Comme Le Résultat Fetichiste De La Réflexion Impure (Conscience Réflexive): La Création D"Artifices Contre L"Inexorable Liberté. Donc Sous Les Auspices De Cette Non Coïncidence À Soi-Même, La Démarche De La Conscience Sera De Mauvaise-Foi Et, En Tant Que État In