Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Santos, Anderson Pereira Souza dos [UNIFESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67365
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Resumo: |
A presente dissertação tem como tema um estudo sobre canção, intertextualidade e referenciação em anúncios publicitários, buscando analisar os efeitos de sentidos que são produzidos nesse gênero textual por meio dos elementos linguísticos presentes, das relações de sentidos que são propostas com a intertextualidade, do processo de referenciação e, como se dá a relação entre intertextualidade, referenciação e multimodalidade nos anúncios publicitários escolhidos. O corpus da pesquisa é composto pelos anúncios publicitários “EX4GERADO - Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015” e “Claro – Os pais vão invadir a internet (2014)”, ambos com canções do chamado Brock como fios condutores. As questões que orientam o estudo são: qual é a funcionalidade das canções nesses anúncios publicitários? Quais relações de sentidos são geradas por meio da intertextualidade e os processos de referenciação? Como ocorre a seleção dos elementos linguísticos e que efeitos produzem? Como se dá a relação entre canção, imagem e escrita nos anúncios publicitários? Esses materiais são analisados com base nos seguintes procedimentos: identificação dos elementos linguísticos e seus efeitos de sentidos na composição do anúncio (CARVALHO, 2014); análise da canção e gênero discursivo (MENEZES, 2012); análise dos aspectos intertextuais e referenciais (KOCH, 2009; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008); análise da relação entre canção, imagem e escrita, focalizando a multimodalidade (ROJO et al., 2012). Os resultados indicam que, de forma multimodal, os anúncios se apropriam dos significados das canções, intertextos e referentes para construir os seus significados, divulgando suas marcas e incitando os interlocutores ao consumo. |