Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Luciane Candido [UNIFESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8811
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Resumo: |
A presente pesquisa, de caráter teórico-bibliográfico tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, o funcionamento da cultura de massas nos Estados Unidos durante os anos de 1938 a 1941 à luz dos escritos deixados, ainda que de forma fragmentária, pelo filósofo alemão Theodor Adorno. A partir de uma leitura da compilação crítica de tais escritos, denominada Current of Music foi possível constatar a metodologia de investigação de Adorno ao tomar a música transmitida via radiodifusão como seu objeto de pesquisa. Apesar da comum equiparação entre cultura de massas e cultura do povo, esta última por vezes tida como uma espécie de arte inferior, nos textos de Adorno é possível encontrar uma clara distinção entre estes dois conceitos: cultura do povo em nada se parece com a cultura de massas, esta última seria inclusive sinônimo de Indústria Cultural. Neste sentido, questiona-se então qual seria de fato a concepção de popular em Theodor Adorno. Para buscar uma possível resposta, utilizou-se como fundamentação a leitura primária dos textos publicados em Current of Music para compreender como o filósofo alemão chegou a conclusão da progressiva transformação da música em mercadoria, fenômeno inerente à cultura de massas. Por ter criticado em maior impacto a música popular, optou-se na presente pesquisa em seguir o mesmo caminho, propondo uma análise crítica do texto On popular Music. Relembrando que Current of Music traz os textos deixados por Adorno em sua versão original – estes trabalhos foram todos escritos pelo filósofo em língua inglesa. A conclusão que se chegou é que para Adorno popular significa indústria cultura e não cultura nascida no seio do povo. |