O circo e a memória do circense: narrativas a partir da História da Arte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Marambio, Ramon Eduardo Moreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11600/63846
Resumo: Em um plano macro, a pesquisa propõe uma reflexão sobre diferentes representações do circo de lona itinerante, também conhecido como circo tradicional, prática cultural que engloba diversas linguagens e técnicas, dentre as quais design, artes visuais, dança, expressões corporais, narrativas orais, mímica e música, realizada por artistas itinerantes, que moram em casas rodantes. Trata-se de uma modalidade artística que vem herdando e transformando valores culturais a partir do tempo e dos locais por onde passa e na qual a estética e a dimensão plástica têm papel fundamental, desde as lonas coloridas e os mastros, até os detalhes desse universo que tanto toca as pessoas. O circo foi retratado por renomados artistas de outras linguagens, inclusive os pintores modernistas brasileiros, inspirando, assim, outras formas de arte. Mas também recebe influências das outras artes, que ajudam a moldá-lo, em uma relação de mão-dupla. Nesse sentido, o presente trabalho estuda o circo enquanto uma confluência de diversas artes, colocando em xeque a barreira entre arte erudita e arte popular, entre o tradicional e o contemporâneo. Elaborado por um pesquisador que é também artista nascido e criado no circo, o trabalho busca integrar interpretações, memórias e comentários de artistas circenses atuais a respeito e a partir da representação pictórica de alguns modernistas sobre o circo. Os interlocutores são de circos que, no momento da pesquisa, estavam atuando no Estado de São Paulo, e a quem reproduções das pinturas foram mostradas. A pesquisa pretende ajudar a suprir uma lacuna, dada a escassez de pesquisas sobre o circo no campo da História da Arte, ao mesmo tempo em que se inspira em abordagens antropológicas.