Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Pinzón Pérez, Nelson Javier |
Orientador(a): |
Pellini, José Roberto |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
spa |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Sergipe
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Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação em Arqueologia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/3233
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Resumo: |
A interpretação antropológica de instrumentos musicais e do fato cultural que fornece sua fabricação e uso, é relevante para a compreensão da música em sua dimensão simbólica, estética e sensorial. A criação de um instrumento sonoro, permite mostra a importância harmônica e melódica, que produz o instrumento musical, além de estabelecer o contato entre a comunidade pré-hispânica e a paisagem sonora o qual é percebido pelos sentidos. A música na cultura Tumaco, constitue a mostra de um grande grupo das técnicas oleiras para a fabricação de instrumentos musicais, se vislumbrando uma criação útil e simbólica para aqueles artefatos em as sociedades navegantes do Litoral Pacífico Colombiano entre o 300 A.C 300 D.C. Finalmente se escolheram um 23 peças, entre instrumentos e representações musicais, ampliando o âmbito ilustrativo dos artefatos, mostrando o corpo geral externo do instrumento musical; adicionalmente se fizeram provas sonoras de 9 instrumentos musicais, em ótimo estado de conservação, considerando uma percepção visual e sonora contemporânea da sonoridade préhispânica. |