Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Dias, Paulo Victor Santos
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Orientador(a): |
Reinheimer, Patrícia
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Banca de defesa: |
Reinheimer, Patrícia
,
Machado, Carly Barboza
,
Gama, Fabiene de Moraes Vasconcelos
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15776
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Resumo: |
O trabalho se propôs a analisar o trabalho da fotógrafa Nay Jinknss dentro do ambiente do Ver- o-Peso, um complexo paisagístico em Belém do Pará, e como a artista constrói sua representação daquele ambiente a partir de suas experiências, interações e identificações. Foram realizadas conversas com a artista e elencada uma série de falas e debates que a fotógrafa paraense levantou em entrevistas. Com base em seu discurso, em aportes teóricos acerca da fotografia e da antropologia, e também nas imagens de Nay Jinknss, levantou-se debates acerca de raça, gênero e classe e como isso surge dentro do que a artista pretende visibilizar ou invisibilizar na sua fotografia. Adentrou-se a parte da história do complexo paisagístico e como ele fora registrado diante de algumas representações artísticas importantes. O Ver-o-Peso, para esse trabalho, é um ambiente plural que interage com a artista, e diante dessas interações surgem possibilidades de representações fotográficas, amparadas em discursos e estabelecidas pelo contato da artista com as pessoas, com os animais e com os objetos que aparecem, ou desaparecem em seu trabalho. |