Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Diniz, Douglas Pereira
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Oliveira, Maria da Glória de
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Oliveira, Maria da Gloria de,
Santos, Carolina Correia dos,
Silva, Luiz Mauricio Azevedo da,
Silva, Natanael de Freitas |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
|
Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19349
|
Resumo: |
A presente pesquisa busca compreender as figurações em torno dos arquétipos relativos à masculinidade negra em Native Son, romance escrito por Richard Wright, publicado nos Estados Unidos em 1940. O percurso do presente trabalho consiste na apresentação biográfica de Richard Wright, na observação da recepção crítica de Native Son e de uma análise interna à obra, privilegiando uma leitura sobre as relações de raça e gênero percebidas na trama. Tanto a análise do enredo quanto da recepção crítica do romance se detêm, majoritariamente, ao personagem Bigger Thomas e sua relação com personagens femininas e outros personagens masculinos. Elabora-se, desta forma, uma discussão sobre como Native Son figura, tensiona e subverte problemas em torno do que se compreende como arquétipos relacionados à masculinidade negra, tais como a violência, a hipermasculinidade, o mito do “estuprador negro” e a noção de não-humanidade referente à vulnerabilidade dos homens negros em uma realidade contemporânea das relações de gênero. |