Viagem (via Hollywood) ao cinema brasileiro: Alex Viany e a questão do realismo no segundo pós-guerra (1945-1949)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, João Pedro Silva dos lattes
Orientador(a): Perruso, Marco Antonio lattes
Banca de defesa: Perruso, Marco Antonio, Szwako, José Eduardo Leon, Carvalho, Eliska Altmann de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11419
Resumo: A presente dissertação tem como foco a renovação do pensamento cinematográfico brasileiro no segundo pós-guerra. Para este fim, acompanhamos a trajetória do crítico de cinema Alex Viany desde o início de sua carreira no jornal Diário da Noite (1935-36) e na revista Carioca (1937-45), atravessando os anos em que atuou como correspondente em Hollywood para a revista O Cruzeiro (1945-48), até o retorno ao Brasil, quando passou a colaborar na revista A Cena Muda (1949-51) e a editar, em parceria com Vinícius de Moraes, a revista Filme (1949). Trata-se de uma fase pouco estudada em sua produção crítica, a qual permitiu-nos avaliar suas reações e impressões diante das alternativas concretas apresentadas no cenário político e cinematográfico da segunda metade dos anos 1940. Seguindo o caminho inverso da pesquisa de Arthur Autran, quem estudou a produção crítica de Alex Viany entre o retorno dos Estados Unidos, no final de 1948, e a publicação do livro Introdução ao Cinema Brasileiro, em 1959, buscamos também discutir o modo como as noções de determinação (da linha política partidária) e mediação (do “campo” da crítica cinematográfica), assim como as análises ideológicas que informaram este estudo, produziram uma redução do pensamento cinematográfico de Alex Viany ao “arcabouço ideológico” do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Neste sentido, o estudo da trajetória intelectual pregressa de Alex Viany visa resgatar a dimensão política de sua agência e reavaliar a formação de um discurso realista em seu pensamento cinematográfico.