Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Veras, Flavia Ribeiro
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Orientador(a): |
Fortes, Alexandre
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Banca de defesa: |
Ferreras, Norberto Osvaldo,
Fontes, Paulo Roberto Ribeiro,
Popinigis, Fabiane |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14036
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Resumo: |
Este trabalho tem o intuito de estudar a transformação do corpo de artistas do Rio de Janeiro em uma categoria trabalhista. O corte temporal estabelecido para essa pesquisa é 1918, dada de fundação da Casa dos Artistas e 1945, data da publicação do último estatuto do Sindicato dos Artistas produzido durante o governo Vargas. Pensar a profissionalização dos artistas e sua organização trabalhista tem muito a ver com o processo de industrialização e com o incremento da indústria das diversões na cidade que aprofundou as diferenças entre o trabalhador-artista e o artista-empresário (que, além de artista, era o dono da companhia). É muito importante, para a construção desse trabalho, refletir sobre a montagem do Sindicato da categoria e suas ligações com o poder público. Outro ponto importante foi a descrição da categoria. Em uma análise quantitativa, foi possível traçar o perfil dos artistas que atuavam no Rio de Janeiro, em termos de raça, gênero, estado civil e escolaridade, bem como os espaços de trabalho: companhias teatrais, circos, cinemas e rádios e as diversas categorias que em que se subdivida a profissão de artista: bailarinas, atores, dançarinas, cantores, circenses etc. Foi possível perceber, através do cruzamento de informações, que algumas especializações eram mais prestigiadas e ofereciam maior segurança no emprego do que outras. |