Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Silva, Carlos Leonardo Bahiense da
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Orientador(a): |
Alimonda, Héctor Alberto
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11633
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Resumo: |
O presente trabalho tem como objeto a Shindo Renmei (Liga do Caminho dos Súditos). Trata-se de uma sociedade secreta japonesa que surgiu em São Paulo, em 1942, espraiandose rapidamente para outros estados brasileiros. A pesquisa revelou que a emergência da Shindo Renmei foi uma contra-estratégia utilizada por nipônicos para a manutenção da etnicidade japonesa nos trópicos, noutras palavras, para a formação de um Brasil japanizado. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a comunidade nipônica e nipobrasileira dividiu-se em vitoristas (kachigumi) e derrotistas (makegumi). Os vitoristas, integrados por membros da Shindo e associações congêneres, recusaram-se a aceitar a derrota do Japão para as forças aliadas. Mais ainda: passaram a perseguir todos os japoneses e descendentes que reconheciam que o Sol Nascente havia perdido a guerra. Em alguns casos, tais nipônicos e nikkeis tidos como derrotistas foram assassinados pelos kachigumi. A pesquisa mostrou que a não-aceitação da derrota pelos vitoristas estava umbilicalmente atrelada à identificação de parte significativa dos japoneses com a religião xintoísta. Segundo tal religião, o imperador e o Japão eram protegidos pelos deuses, portanto, invencíveis. A análise explicitou também que a Shindo Renmei apresentava um discurso fascista baseado na tríade: culto ao líder, intolerância à alteridade, valorização da originalidade histórica e nacional. |