Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Silva, Daniel Ferreira
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Orientador(a): |
Oliveira, Luiza Alves de
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Banca de defesa: |
Oliveira, Luiza Alves de
,
Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
,
Mattos, Luciana Antunes de
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
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Departamento: |
Instituto de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19691
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Resumo: |
O ensino das Ciências Naturais comumente se efetiva através de duas disciplinas: Ciências e Biologia e, nessa organização, poucas são as oportunidades em que o ensino e a aprendizagem desse campo venham a estabelecer diálogos com outras disciplinas e áreas de conhecimento. O presente estudo tematiza esta questão ao relacionar transdiciplinarmente Língua Portuguesa e Ciências de modo que as particularidades de ambas as áreas colaborem diretamente na construção de conceitos e saberes do ensino de Biologia. Como objetivo geral, o trabalho se dispõe a investigar a utilização de um jogo como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, utilizando a linguagem, mais especificamente a Língua Portuguesa, na apropriação de termos e conceitos biológicos no Ensino Médio. O jogo, intitulado “BioCartas”, foi experenciado por alunos de três escolas particulares, localizadas na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, e por alunos de um pré-vestibular social, localizado na mesma região. Após a vivência com o jogo, os participantes da pesquisa responderam a um questionário semiestruturado e as respostas foram analisadas à luz dos estudos interpretativos- compreensivos de modo a identificar, interpretar e discutir, as produções discursivas relacionadas aos sentidos/significados por eles atribuídos à experiência do jogo. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e se fundamenta em teorias de diferentes autores que abordam discussões relevantes sobre o tema do ensino de Ciências (KRASILCHIK, 2000), ludicidade (KISHIMOTO, 2000; HUIZINGA, 2007) e sobre os processos e aspectos do ensino-aprendizagem (COLL, 1994; FREIRE, 1996, 1997, 1980). Através das análises dos dados, identificamos que o jogo pode constituir-se como ferramenta para redimensionar o processo de aprendizagem das Ciências Naturais, tornando os conteúdos de Biologia, ministrados em sala de aula, mais prazerosos e significativos para os alunos. |