Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Lima, Lucas Correia
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Orientador(a): |
Monteiro, Rosa Cristina
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Banca de defesa: |
Monteiro, Rosa Cristina,
Rossetto, Claudia Antonia Vieira,
Silva, Edvaldo Pereira da |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
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Departamento: |
Instituto de Agronomia
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12182
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Resumo: |
A pesquisa estudou o perfil dos alunos e professores do Curso Superior de Música da Universidade Federal de Roraima, voltado para a valorização da cultura musical indígena, e também mostra o relato dos alunos indígenas do Instituto Federal de Roraima Campus Amajari e as relações professor aluno que acabam se estabelecendo no ambiente escolar. O estudo foi de caráter descritivo e qualitativo. O objetivo geral foi pesquisar sobre a valorização das culturas musicais indígenas na formação de professores para o ensino da música no ambiente escolar. O trabalho está dividido em seis capítulos: Na introdução é feita uma discursão sobre a música na educação básica, sobre a música indígena do estado de Roraima e o objetivo da pesquisa. No capítulo 2 – A música na educação básica– foi abordada, dentro da fundamentação teórica, a educação musical nas escolas: uma breve retrospectiva, o currículo e a obrigatoriedade do ensino musical nas escolas, a importância da música e suas dificuldades no ensino básico. Neste contexto é feita uma abordagem sobre a importância do ensino da música na educação básica e as mudanças na lei sobre a obrigatoriedade do ensino das artes. No capítulo 3 é apresentada uma contextualização sobre o estado e os principais atores da pesquisa, abordando a presença indígena na formação do estado de Roraima, retratando os povos e seus costumes. No capítulo 4 foram trabalhados os resultados da pesquisa de campo na Universidade Federal de Roraima, cujo objetivo era discutir sobre a valorização da música indígena no Curso de Música da UFRR, analisar o Projeto Pedagógico do Curso e fazer uma bordagem da música indígena no curso superior de música da UFRR. O capítulo 5 - vivência com as culturas musicais indígenas no IFRR-CAM: relação professor aluno- traz um relato sobre a trajetória do pesquisador até a chegada ao Campus Amajari, bem como, os resultados e experiências compartilhados com os alunos. Para finalizar, no capítulo 6 -considerações finais- foram realizados comentários referentes aos resultados identificados pelo pesquisador como relevantes para a pesquisa. |