Para além de Roma, à Idade Média: o projeto reformador teológico-doutrinário e iconográfico do bispo Dom Antônio de Macedo Costa no Pará (1861-1890) analisado por intermédio do neomedievalismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, Mayara Fernanda Silva dos lattes
Orientador(a): Berriel, Marcelo Santiago lattes
Banca de defesa: Berriel, Marcelo Santiago lattes, Silva, Carolina Gual da lattes, Barros, Jose Costa D Assunção lattes, Santirocchi, Ítalo Domingos lattes, Santos, Lyndon de Araújo
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15962
Resumo: O décimo bispo do Pará, Dom Antônio de Macedo Costa, é uma das personalidades mais conhecidas da história do catolicismo brasileiro da segunda metade do século XIX. Considerado um ultramontanista, as ações do bispo deixaram um impacto significativo não somente em sua região de bispado (Pará e Amazonas), mas em âmbito nacional. Envolvido diretamente no conflito chamado Questão Religiosa, o bispo desafiou o Império na luta contra a gerência temporal sobre os assuntos espirituais e promoveu um embate ao que considerava como heresia moderna, a exemplo do protestantismo e da maçonaria. Analisando o seu discurso, podemos desenhar um projeto teológicodoutrinário e iconográfico católico do bispo para a região, que se opõe à modernidade do século XIX e busca se alinhar à Idade Média, tendo-a como fonte de legitimidade, identidade e auctoritas. O bispo, que recusa ser chamado de ultramontano, exalta a sociedade e a Igreja Medieval, e se apropria de muitas das suas concepções teológicodoutrinárias, imagéticas e litúrgicas para pôr seu projeto em prática no Pará. Assim, a presente tese se divide em duas partes. A primeira tratar-se-á da construção do(s) cristianismo(s) enquanto instituição religiosa atrelada ao Império Romano, que se aparelha do poder político e religioso, e do desenvolvimento da devoção de imagens cristãs, tratada teoricamente aqui como imago, durante o medievo. Dois temas iconográficos serão ressaltados: a crucificação (imago-crucifix) e a Virgem Maria (Theotókos), destacando-se a contribuição do pintor Giotto de Bondone para tais representações e para a construção do conceito de Idade Média. A segunda parte será dedicada à contextualização ultramontana a fim de entender a posição do bispo Dom Macedo Costa, e também analisar seu projeto, que tem como sede de atuação a Catedral da Sé de Belém do Pará. Através dos jornais diocesanos sob direção do bispo, A Estrella do Norte e A Boa Nova, e a reforma que empreendeu para a decoração do interior da Catedral, analisaremos, por meio da teoria do neomedievalismo, as apropriações que Dom Macedo faz do medievo para recriar teológica e imageticamente uma Igreja Medieval no Pará.