Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Silva, Aline Pereira Alvarenga da
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Orientador(a): |
Cerdera, Fábio Pereira
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Banca de defesa: |
Silva, Alexandre Palma da,
Pereira, Raquel Alvitos,
Viana, Uhelinton Fonseca |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
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Departamento: |
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19039
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como tema os processos de identidade e a criatividade no ensino da arte, as aproximações e distanciamentos das experiências e práticas sociais cotidianas em seus desdobramentos na práxis pedagógica. A pesquisa objetiva refletir sobre as práticas docentes presentes e atuantes em escola Municipal do Rio de Janeiro, situada no Bairro de Vila Kennedy, Rio de Janeiro, a Escola Municipal Coronel José Gomes Moreira, em torno da construção da identidade na criança, através de apontamentos de ações e práticas dessa unidade escolar e de seus profissionais envolvidos. Esta investigação se justifica, especialmente pelo fato de que a intencionalidade da formação artística dos indivíduos está atualmente mais atrelada às aligeiradas demandas de governos, a cada quatro anos, do que à integralidade da formação humana, ou seja, do currículo nacional na BNCC, o qual se mantém refém dos ditames verticais tecnocratas do MEC. A rigor, a pesquisa busca compreender o processo de construção da identidade da criança, na perspectiva da afirmação de identidades por parte da cultura individual. A mistura de saberes, proporcionada pelo ambiente escolar, as vivências de sala de aula e experiências culturais, a internet e, em especial, a disciplina de Artes, estabelecem um diálogo entre a apropriação da cultura em termos coletivos e a descoberta da própria identidade pessoal. As narrativas no contexto escolar se inserem dentro de um processo histórico que admite rupturas e (re)significações, por meio das vivências, carregadas de mudanças, paradigmas que, atualmente, são marcados pelos discursos coercitivos de poder que dialogam com as distintas atribuições de valores da cultura e acabam por disseminar uma disputa pelo espaço social. Deste modo, procuramos lançar um olhar diferenciado em relação à práxis pedagógica e seus desdobramentos, que durante séculos vêm desenvolvendo mentes críticas, havendo ainda o que se discutir. Afinal, os processos de identidade, assim como a cultura são que motivam a espontaneidade das crianças no ensino da arte. |