A formação do Pedagogo: o desvelo da arte nos cursos de pedagogia.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Azevedo, Nikolas Bigler de lattes
Orientador(a): Carvalho, Carlos Roberto de lattes
Banca de defesa: Carvalho, Carlos Roberto de, Motta, Flávia Miller Naethe, Teixeira Junior, José Carlos
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13078
Resumo: Formação. A presente dissertação propõe uma discussão sobre os caminhos de uma formação plena dos indivíduos, destacamos a relevância do pedagogo nesse processo de elevação a um pensamento crítico e autônomo dos sujeitos. Neste trabalho apontamos a arte como um dos saberes indispensáveis no desenvolvimento dos futuros pedagogos, fato esse que nos instigou a seguinte questão: como a arte é abordada nos cursos de pedagogia? O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento de como a arte é apresentada na formação profissional dos futuros pedagogos, demonstrando as correntes pedagógicas pelos quais o tema é tratado, de modo a produzir um discurso sobre os currículos. Para esse fim, esta pesquisa se concentrou nas grades curriculares e nas ementas das disciplinas dos cursos de pedagogia presenciais das universidades públicas da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, de modo a descrever anatomicamente o que foi observado além de produzir um discurso critico sobre o que foi constatado. Os resultados apresentaram uma notável variedade de volume de disciplinas, horas aplicadas, correntes epistemológicas, distribuição nas grades curriculares, perspectivas didáticas e bibliografia. Mesmo assim, a pesquisa apontou que a formação artística do pedagogo não ocorre. Nesta direção desenvolvemos uma crítica centrada em três pontos: I) a constituição de um currículo multidisciplinar; II) a técnica elevada a ponto central nas propostas pedagógicas; III) as especificidades da experiência artística. Por fim, consideramos que a pesquisa se deflagrou um relevante discurso crítico sobre as práticas realizadas nos cursos de pedagogia em relação à arte, no qual evidenciamos a experiência e a vivência direta com as obras de arte como condição sine qua non de uma formação artística do pedagogo.