Capoeira Angola, Cultura Negra, Educação e Infâncias.
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
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Departamento: |
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação |
País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13187 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o impacto na educação e vida cotidiana de crianças pertencentes a grupos de capoeira angola. Como uma das manifestações culturais para ser estudada nas escolas, ressaltando a valorização da cultura afro brasileira e sua contribuição corporal. Dialogando com a lei 10.639/03 viabilizando que crianças negras brasileiras se afrocentrem.1 Buscamos como prática de ensino a capoeira angola e suas características corporais em um primeiro contato em busca da valorização e do reconhecimento de sua identidade, positivando-a. Assim contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, na luta diária contra o racismo. Cabe lembrarmos o grande impacto da cultura eurocêntrica e suas deformações quando inseridas em culturas de matrizes africanas e afro brasileiras. O qual favorece a difusão de modelos de práticas corporais que perseguem determinados estereótipos, gerando certas necessidades para crianças e jovens negros. Tal impacto não só tem sido suficientemente analisado na constituição dos indivíduos, como também têm determinado, em grande medida, a intervenção pedagógica dos profissionais da área e as reivindicações da população negra. Os resultados da pesquisa poderão contribuir para problematizar as diferentes concepções de práticas corporais, cultura, esporte e lazer na modernidade e suas diferentes expressões em relação as diversas culturas, bem como para indicar as suas possibilidades como componente educacional, formativo, presentes nestes projetos com a capoeira. Levantando algumas experiências de crianças que cresceram no terreno da capoeira, aonde seu brincar são os espaços da capoeira angola. Incluindo também como grande questão a branquitude, como responsável por anos de violência civilizatória, ao comprometimento real dentro das culturas de origem negras. |