Imaginar e criar: o uso da linguagem de computação numa perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de lattes
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise lattes
Banca de defesa: Pletsch, Márcia Denise, Bairral, Marcelo Almeida, Motta, Flávia Miller Naethe, Senna, Luiz Antonio Gomes, Souza, Flavia Faissal de
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9925
Resumo: A presente pesquisa se propõe a refletir sobre o uso da tecnologia na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças público-alvo da Educação Especial, a saber: deficiência intelectual, autismo e altas habilidades/superdotação. Diante dessa temática, no processo de elaboração desse estudo, defendemos a seguinte tese: A interação entre os sujeitos e deles com a linguagem de computação afeta de forma significativa a aprendizagem e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores dos mesmos. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral analisar os processos de colaboração/interação mediados pela linguagem de computação para a aprendizagem e o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores de sujeitos da Educação Especial. E, concomitantemente, analisar a relação entre imaginação e criação no processo de construção colaborativa de um jogo digital. Para isso, adotou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa com abordagem histórico-cultural, considerando assim os conceitos apresentados no referencial de Vigotski como base teórica e metodológica. O enfoque histórico-cultural norteou a observação e análise do contexto da pesquisa como um processo em movimento contínuo. Dessa maneira, utilizando uma abordagem inclusiva e pautada nos princípios do desenho universal aplicado a aprendizagem (DUA), essa investigação esteve articulada ao projeto de pesquisa Computação para Todos. Trata-se de um projeto interdisciplinar (Educação e Ciência da Computação) que consistiu em combinar aulas de Computação desplugada (sem uso do computador) com o ensino de Programação Visual, uso da ferramenta Scratch e desenvolver um jogo utilizando a linguagem de programação Python. As aulas foram realizadas no Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Campus de Nova Iguaçu. Para fins dessa pesquisa, foram analisados os dados coletados de três (3) crianças público-alvo da Educação Especial (participantes do projeto), em conformidade com a interação/colaboração com as demais crianças da turma no desenvolvimento das atividades. Na pesquisa de campo, empregou-se como procedimentos de coleta de dados: a observação participante com registros em diário de campo; aplicação de roteiro de observação sistematizado para acompanhamento das atividades e filmagem. Nessa direção, para a análise dos dados utilizamos a microgênese, em concordância com o estudo do método proposto por Vigotski. Sendo assim, no que diz respeito aos resultados dessa pesquisa, destaca-se que a) o caráter criativo da linguagem na produção do conhecimento afetou significativamente a aprendizagem por meio da imaginação; b) a importância da interação inter pares com a linguagem de computação para a aprendizagem e o desenvolvimento humano; c) o desenvolvimento da atividade criadora, por meio da interdisciplinaridade, envolvendo crianças com diferentes especificidades no desenvolvimento e; d) as cooperações dialógicas entre as crianças afetaram o desenvolvimento de suas vivências. Por fim, nas considerações finais apresentamos reflexões que dialogam sobre a inclusão em uma visão de educação desenvolvida com e na diversidade humana e social e a profícua interação entre afeto, significação, marcas de aprendizagem e indícios de desenvolvimento.