Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Souza, Bárbara Araújo Gomes e |
Orientador(a): |
Lopes, Melissa dos Santos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33025
|
Resumo: |
O presente trabalho busca rastrear o percurso e as potencialidades da imaginação no processo de criação do espetáculo “Retalhos”, um monólogo inspirado na vida e no universo particular da minha avó materna, que há anos tem lidado com a perda de memória. Nesse processo, a imaginação atravessa dois elementos essenciais ao meu trabalho de atriz: a memória, enquanto (re)criação, e o movimento corporal. Esses três elementos estabelecem uma dinâmica, que se torna a base para a criação do espetáculo, e que eu denomino de tríade do movimento-imagemmemória. Essa investigação teórico-prática parte dos registros de alguns dos meus diários de trabalho realizados no processo criativo do espetáculo “Retalhos”. A reflexão teórica é acompanhada de alguns princípios da Somática e dos procedimentos desenvolvidos pelos atores e encenadores-pedagogos russos Constantin Stanislávski e Michael Chekhov. |