Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Pinheiro, Natalia Cristina |
Orientador(a): |
Cesetti, Durval da Nóbrega |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20982
|
Resumo: |
Este trabalho consiste em identificar e classificar as técnicas estendidas no contrabaixo acústico. O principal objetivo dessa categorização é proporcionar ao contrabaixista uma melhor compreensão e prática dessas técnicas. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, pois foi observado que, no meio acadêmico, este tema é novo e seu entendimento para alguns músicos ainda é complexo e nebuloso. No intuito de auxiliar nas dificuldades do contrabaixista, as técnicas estendidas foram divididas em duas partes, propondo abordagens diferentes. A primeira traz a experimentação e exploração de técnicas convencionais e não convencionais de outros instrumentos no contrabaixo acústico. A segunda busca identificar e classificar as técnicas estendidas, demostrando trechos de composições do repertório solista do instrumento. Nelas, ainda são referenciados autores e suas contribuições para a prática instrumental dessas técnicas. Nas duas categorias de classificação, foram apresentados procedimentos a serem adotados pelo contrabaixista para a execução das referidas técnicas, assim como sugestões para seu estudo. Dentre os resultados principais, verificou-se que, por meio da proposta de classificação destas técnicas, podem-se incorporar novos recursos ao universo técnico e timbrístico deste instrumento. Por fim, constatou-se a criação de uma composição realizada por meio da interação entre compositor e intérprete, contendo novas técnicas estendidas ou técnicas estendidas não encontradas no repertório contemporâneo solista do instrumento. |