Composições de Forró de Salú e Lamento do São Francisco para flauta e pífano de Egildo Vieira (1947-2015): análise musical e proposta à luz da estética do Movimento Armorial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Leonardo Araújo da
Orientador(a): Queiroz, Rucker Bezerra de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47150
Resumo: O trabalho proposto tem como meta apresentar uma edição crítica de partitura das composições armoriais Lamento do São Francisco (2003) e Forró de Salú (2003) para flauta transversal e pífano do compositor Egildo Vieira (1947-2015). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritivo-explicativa, utilizando-se da revisão bibliográfica e coleta de dados por meio do instrumento entrevista. O estudo foi dividido em três fases: preparação que estabeleceu a investigação para construção da concepção musical; experimentação dos ornamentos e articulações que estabeleceram a sugestão da interpretação e a edição das obras com os aspectos idiomáticos do compositor. A fundamentação teórica está baseada na edição crítica (FIGUEIREDO, 2004); paisagem sonora do nordeste (VENTURA, 2007); pífano como significação social (VELHA, 2009); aspectos técnico-interpretativos (SILVA, 2014); aspectos da música nordestina (QUEIROZ, 2014); poética popular (SANTOS, 2009); regionalismo e a articulação na flauta transversal (BENCK, 2004); estética e a história do Movimento Armorial (AMARAL, 2013); interpretação da Música Armorial (BEZERRA, 2014); interpretação musical de uma forma geral (ABDO, 2005); interpretação e execução (WINTER; SIVEIRA, 2006); gênero baião (TINHORÃO, 2013); padrão rítmico e gênero do forró (SANTOS, 2013); influências árabes no folclore brasileiro (SOLER, 1995); adaptações timbristicas (ALOAN, 2008).