Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Lacerda, Mirthis Elizabeth Costa do Nascimento |
Orientador(a): |
Vargas Netto, Sebastião Leal Ferreira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32661
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Resumo: |
O objetivo geral desta pesquisa consiste em expor os processos de construção histórica e social dos intelectuais indígenas em diferentes contextos da América Latina/Abya Yala, no período que vai de 1970 a 2018. O recorte temporal expõe três momentos importantes para a compreensão dessa análise: o aumento do interesse dos indígenas pelo ensino superior; a emergência dos intelectuais indígenas e o destaque e atuação desses intelectuais em diversos espaços como representantes de seus povos. As obras de dois autores indígenas contemporâneos são utilizadas aqui como fontes principais e foram estudadas de maneira mais aprofundada: “Metade cara, metade máscara” de Eliane Potiguara e “Recado confidencial a los chilenos” do autor Elicura Chihuailaf. Estes dois autores possuem espaço central dentro da pesquisa, pois é a partir de suas obras que abordaremos mais a fundo as visões e perspectivas dos indígenas, visto que eles em suas posições — como intelectuais indígenas — assumem uma postura de militância e são tidos como representantes de seus povos, em suas localidades. Os autores usam o espaço poético como lugar de manifestação de suas identidades, ancestralidade e história. O resultado dessa discussão será um mapeamento que abarca as principais discussões teóricas acerca dos intelectuais indígenas, expondo dentre outras questões a maneira como a intelectualidade indígena é constituída em diferentes contextos, e as relações desses pensadores com o espaço urbano, espaço acadêmico e espaço poético. Compreendendo, dessa forma, os processos de construção desses intelectuais e como a intelectualidade indígena se articula e constitui em diferentes contextos da América Latina/Abya Yala em espaços ainda marcados pela colonialidade. |