Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Nsingui, Mbandu Luvumbo |
Orientador(a): |
Coutinho, Karyne Dias |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58075
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Resumo: |
Esse estudo de Mestrado em Artes Cênicas parte de dois pressupostos gerais: o corpo é construído também pelos rituais dos quais participa; os rituais podem fornecer material para a arte local, incluindo o seu ensino. Com base nisso, este projeto de pesquisa objetiva investigar os elementos etnoteatrológicos do ritual de óbito do povo Bakongo, entendido como uma importante manifestação cultural de Angola, cuja valorização no campo das artes poderá questionar a imposição do teatro europeu, em busca de uma arte angolana que se produza com os saberes ritualísticos. Por meio do método experimental de inspiração etnográfica, o estudo chegou a alguns resultados, destacando seis elementos parateatrais identificados no ritual fúnebre e que podem ser apontados como seus elementos etnoteatrológicos, a saber: nkuwa, mpovi e makonzo, ramos de palmeira, choro, canções, danças e representações. A verificação destes elementos indica a possibilidade de eles funcionarem como fonte de resgates e recriações que podem nutrir e enriquecer o ator angolano. Para tanto, não bastaria estarem apenas na montagem de uma obra teatral, mas serem também associados a uma pedagogia das artes cênicas. É por isso que, no desenvolver da pesquisa, a identificação dos elementos etnoteatrológicos do ritual levou este estudo a apontar quais os efeitos desses elementos tanto no campo educativo, entendendo-se o ritual como princípio de ensino, quanto no campo artístico, especialmente a partir do trabalho realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena Bimphadi, sediado em Luanda, Angola. |