Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Santos, Emanuelle Justino dos |
Orientador(a): |
Medeiros, Rosie Marie Nascimento de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21746
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Resumo: |
Situamos o Grupo Araruna no mundo vivido da fenomenologia de Merleau-Ponty, com o intuito de compreendê-lo através do método da rede de significados, que foi construído através das fotografias, dos vídeos, das entrevistas com brincantes e também das simbologias contidas nos objetos cênicos: músicas, cartola, leque, maquiagem, cores e figurinos. A dança potencializa a expressividade do corpo, apresentando-se como uma arte completa, de uma beleza singular. Em primeiro, há uma descrição sobre a tradição do Araruna considerando a ligação entre as danças europeias, as festas aristocráticas da Modernidade e a própria historicidade dos corpos brincantes. Atrelado a isso, é realizada uma discussão sobre a memória do corpo e da Cultura de Movimento do Araruna em Natal/RN. Em segundo, é evidenciado todo o universo simbólico existente nos objetos cênicos e nas letras das músicas, que desvelam relações entre corpo, cultura, natureza, ludicidade e sexualidade. Tais dimensões constituem forças profundas que integram e potencializam a existência humana. Em terceiro, são apresentadas algumas proposições estéticas para a Educação Física, buscando mobilizar outras reflexões que intensifiquem a valorização da beleza do dançar e celebrar a tradição. Por fim, são trazidas indagações que possam contribuir para a feitura de novas relações estéticas entre a Educação Física, a dança e o corpo. |