Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Silva, Celso Luiz Vasco |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23703
|
Resumo: |
O campo da fotografia sempre foi permeado por diferentes olhares e interpretações. Tais olhares possibilitaram interpretações e utilizações quase que infinitas para fotografia. Em paralelo a esses olhares, a sociologia comparece para fazer uso e auxiliar a fotografia na elaboração de suas narrativas temáticas. A presente pesquisa tem como finalidade fazer uma análise dos elementos que auxiliam e guiam o olhar daquele que pretende realizar o ato fotográfico, bem como contribuir para a análise e interpretação dos trabalhos sociológicos. Para tal, em um primeiro momento será realizada uma breve reflexão das formas como a fotografia pode ser observada do ponto de vista técnico e da técnica de criação de fotografias. Em um segundo momento, é feita a construção dos elementos simbólicos que compõem o ato de se registrar fotografias. Por fim, este trabalho se destina a fazer uma análise da fotografia dentro das interpretações que podem surgir, principalmente por verificá-la através do conceito de Frame. Este trabalho não visa encerrar as discussões acerca da relação entre o campo da fotografia e da sociologia, mas, sim dar um novo olhar de como ambos interage entre si. Para tal, foram utilizadas fotografias do Sebastião Salgado para compor o campo visual e poético dessa pesquisa. |