O rádio na era das transmidiações: um estudo da cobertura da Copa América 2019

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Fonseca, Luciana Mendes
Orientador(a): Kneipp, Valquiria Aparecida Passos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46896
Resumo: A presente pesquisa propôs investigar se a configuração da narrativa transmídia no radiojornalismo esportivo na cobertura da CONMEBOL 2019 pode alterar as práticas sociais de produção radiofônica, utilizou como objeto de análise a produção jornalística da rádio Globo do evento. O objetivo foi analisar, a partir da utilização da narrativa transmídia no conteúdo produzido e as estratégias de transmidiação, a participação do público instigada pelo rádio. Para tanto, contribuíram conceitos como narrativa transmídia (JENKINS, 2009), jornalismo esportivo (MALULY, 2017; PENA, 2012), megaeventos esportivos e espetacularização (BORDIEU, 1997; CAMPOS, 2012; MORIN, 2002; DEBORD, 2003). O instrumental metodológico partiu do quadro conceitual baseado nas estratégias de transmidiação (ARNAUT et al, 2011; RENÓ e FLORES, 2012; GAMBARATO, 2013; FECHINE et al, 2013; FECHINE, 2016) a fim de saber quantas e quais estratégias de transmidiação foram utilizadas nesta cobertura. Complementaram a pesquisa bibliográfica e a observação não participante virtual. Ao final foi possível considerar que as redes sociais contribuíram para a produção e difusão de conteúdos relacionados ao evento.