Relações dialógicas em fanfictions: carnavalização na reescrita da saga Harry Potter na era da convergência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Santos, Gabrielle Leite dos
Orientador(a): Alves, Maria da Penha Casado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21964
Resumo: As formas de consumo cultural se desdobraram de diversas maneiras. Na atualidade, elas se diversificaram imensamente, tornando um desafio compreender, não apenas suas configurações e meios, em que várias mídias convergem, mas, principalmente, sua influência na cultura e nos modos de produção atual. Estabelecida nas últimas décadas, a cultura de fã é umas das formas contemporâneas de consumo. Ela reúne pessoas interessadas no mesmo produto cultural, possibilitando-as compartilhar suas impressões, teorias, expectativas e frustrações, em encontros periódicos e em sites e redes sociais online. Essa forma de consumo tem relativizado uma série de questões acerca do mercado cultural, a partir do momento em que esses indivíduos passam a produzir seus próprios produtos, baseados nas obras matrizes das quais são fãs, desconstruindo e reelaborando as relações unilaterais de produção cultural existentes até o momento. Dentre essas produções estão as fanfictions. Estas são práticas de escrita criativas, imersas em um universo ficcional pré-existente, nas quais seus autores realizam intervenções de ordem diversa, preenchendo lacunas, invertendo acontecimentos ou criando novos, podendo ocorrer acréscimos e subtrações nesse universo. Esta pesquisa objetivou analisar as relações dialógicas presentes nesse gênero discursivo e, em particular, os movimentos de carnavalização na fanfiction Un, Deux, Trois, escrita por MB Writer. Para a investigação, tomou-se como fundamento as concepções acerca da cultura de convergência, cultura participativa e cultura de fã (JENKINS, 2009) e, como pressuposto teórico-metodológico, a concepção dialógica de linguagem em consonância com as concepções de enunciado concreto, de relações dialógicas e de carnavalização advindas do Círculo de Bakhtin (2009, 2010, 2011, 2015). A partir da análise, concluiu-se que o gênero discursivo fanfiction remete à cosmovisão carnavalesca de mundo, por apresentar a linguagem de contato livre e familiar, por retomar as ousadias do carnaval popular, por tematizar tabus, confrontando-os e desconstruindo, ambivalentemente, questionando a estabilidade e a ordem social vigente. Por esta razão, ela se opõe às formas de produção escrita hegemônicas, enquanto força cultural centrípeta que ignora as hierarquias oficiais impostas, apontando para um futuro de produção cultural fluido e aberto, povoado pelas utopias carnavalescas.