Câmera na mão! Protagonismo de mulheres no cinema brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Oliveira, Lady Dayana Silva de
Orientador(a): Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33233
Resumo: Esta tese apresenta uma análise de seis filmes brasileiros e contemporâneos, dirigidos por cineastas mulheres, com o objetivo de investigar e compreender como se dá a produção de sentido no contexto da construção do protagonismo de mulheres no trabalho de produção cinematográfica e nas formas de representação da mulher em suas narrativas. As cineastas e os filmes investigados e analisados nesta tese são: Adriana Vasconcelos (DF) e o filme Mãe (2018); Cristiane Oliveira (RS) e o filme Mulher do Pai (2016); Glenda Nicácio (BA) e o filme Até o fim (2020); Laís Bodanzky (SP) e o filme Como Nossos Pais (2017); Jorane Castro (PA) e o filme Para Ter Onde Ir (2018); e Roberta Marques (CE) e o filme Rânia (2012). A investigação foi norteada pelas seguintes indagações: Como são trabalhadas as noções do protagonismo de mulheres nessas obras cinematográficas dirigidas por mulheres no contexto do cinema brasileiro contemporâneo? Como tem se desenvolvido a trajetória das cineastas pesquisadas no que toca a realização de seus filmes? Como estas cineastas encaram as barreiras impostas ao seu trabalho e o desejo por produzir uma obra que sobreviva ao tempo? À luz de diferentes conceitos no âmbito da Teoria do Cinema e dos Estudos de Gênero buscamos compreender quais aspectos e impasses contribuem para a desigualdade de gênero na indústria do cinema brasileiro. As implicações do poder nas relações sociais na sociedade capitalista e os conceitos evidenciados nos estudos de Saffioti (1987), J. Butler (2003), Foucault (1988) e Bourdieu (1998) são relacionados na análise, com enfoque para as questões que transitam pela produção cinematográfica e as formas de enfrentamento ao machismo e à discriminação de gênero relacionadas ao trabalho das cineastas objeto desta tese. Por meio da análise e interpretação dos filmes, especificamente de longa-metragem de ficção protagonizados por mulheres na última década (2010-2020), e das entrevistas com as cineastas, a tese expõe questões emergentes sobre a realização de filmes por mulheres no contexto contemporâneo. A pesquisa resultou na confirmação da hipótese sobre as vertentes que contribuem para a desigualdade de gênero no cinema e dificultam uma maior produção de filmes dirigidos por cineastas mulheres. Por conseguinte, os resultados validaram a tese de que as cineastas brasileiras produzem um cinema contemporâneo marcado pela valorização do protagonismo de mulheres, com a prevalência de temas e abordagens políticas diretas e indiretas, destacando-se dessa atuação, escolhas afirmativas (temáticas, linguagem e narrativa) que evidenciam o combate ao sexismo e também ao racismo presentes no cinema brasileiro.