"Poética quebrada pelo meio": a poesia crítica de Ana Cristina Cesar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Jucely Regis dos Anjos
Orientador(a): Pellejero, Eduardo Anibal
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54853
Resumo: Ana Cristina Cesar elaborou uma obra de destaque no contexto literário da década de 70 no Brasil, devido ao caráter pensante de sua literatura, reconhecido pela crítica literária. Partindo dessa visão, esta tese de doutorado investigou a criação de uma poesia crítica constituída pelas “transcriações” (CAMPOS, 2015) que a autora realizou da “tradição moderna” (PAZ, 2013) e da poesia marginal. Para tanto, realizou-se, inicialmente, a confrontação dos poemas de Cacaso, Chacal e Ana Cristina Cesar com os estudos críticos de Pereira (1981), Hollanda (2004; 2007; 2014) e Santiago (2000; 2002). Em seguida, efetivou-se uma análise comparativa de textos de Ana Cristina Cesar, João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, especialmente dos livros Poética e Crítica e tradução (CESAR, 2013; 1999a), Uma faca só lâmina (do volume Poesia completa, MELO NETO, 2020), Poesia crítica (MELO NETO, 1982) e Antologia poética (BANDEIRA, 2013). Por fim, selecionou-se poemas metalinguísticos de Ana Cristina Cesar nos quais ela explicita seus princípios de produção poética e revisa a teoria dos gêneros literários. Ao final deste trabalho, constatou-se que a poesia de Ana Cristina Cesar se posiciona historicamente num horizonte de tensões entre discursos poéticos e críticos, complexificando ainda mais a tradição da ruptura. Tradução, citação e transcriação são recursos bastante utilizados nessa poética que explora por diferentes vieses as possibilidades da linguagem e da literatura, o que torna essencial o seu estudo.