Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Kunkler, Odara Raquel |
Orientador(a): |
Barbosa, Márcio Venício |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19661
|
Resumo: |
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a reconfiguração de um personagem em dois romances e em um texto dramático da escritora francesa Marguerite Duras, que fazem parte do conhecido ciclo indiano. São eles: Le Ravissement de Lol V. Stein (1964), Le vice-consul (1965) e India Song (1975). Adotando a perspectiva da comparação diferencial como abordagem literária, proposta por Ute Heidmann (2008, 2010, 2013), professora-doutora da Universidade de Lausanne (Suiça), este trabalho busca estudar o personagem Anne-Marie Stretter presente nestas três obras. Procura compreender de que modo se produz a reescrita do personagem a partir de três eixos de análise: as modalidades de enunciação, considerando a análise e a comparação da obra literária como evento enunciativo, partindo do conceito de cena de enunciação proposto por Dominique Maingueneau (2010); as modalidades de inscrição genérica, estreitamente ligadas às modalidades enunciativas, com fundamentação teórica em Todorov (1980) e Heidmann (2013); e as modalidades de dialogismo intertextual e interdiscursivo, enxergando na relação dialógica novos e diferentes efeitos de sentido. Para a compreensão destas partimos de Bakhtin (2010), Kristeva (1974), Todorov (1981) e a ideia de dialogismo e intertextualidade, para chegarmos à ideia de interdiscurso proposta por Heidmann (2010 e 2013). Através deste estudo podemos observar em uma mesma autora diferentes maneiras de se construir um personagem, cada qual com suas especificidades e complexidades, diversificados em seus gêneros e espaços discursivos. O interesse da comparação diferencial neste estudo, ao identificar um traço comum entre as três obras, é trazer à tona suas diferenças epistemológicas e suas novas propostas de sentido. |