Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Bezerra, José Eudo |
Orientador(a): |
Silva, Markus Figueira da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55365
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Resumo: |
A presente pesquisa tem como propósito explicitar a tríade conceitual autarcia (autárkeia), liberdade (eleuthería) e amizade (philía) que, quando articuladas, torna possível uma interpretação ética do pensamento de Epicuro sobre as relações humanas nas comunidades moleculares. O caminho a ser investigado inicia-se com uma introdução geral sobre a ética de Epicuro, os alcances e as possibilidades dessa ética, estabelecendo relações entre as fontes textuais primárias, a saber, Carta a Heródoto, Carta a Pítocles e Carta a Meneceu, além das Máximas Principais, as Sentenças Vaticanas e, por fim, os fragmentos do Peri Phýseos (Sobre a Natureza) de Epicuro. Num segundo momento, apresentar as noções que aparecem nos textos remanescentes de Epicuro como sendo noções basilares para definir o conceito de relações humanas. A tessitura desses conceitos servirá para demonstrar que tipo de relações humanas podem ser aferidas nessas comunidades moleculares e em que diferem das relações humanas desgastadas da pólis decadente. O terceiro momento consiste em mostrar como são possíveis as relações humanas no interior da comunidade filosófica de Epicuro, através da definição do que eram as comunidades moleculares - as comunidades filosóficas de Epicuro -, bem mostrar como, no interior dessas comunidades, tais relações humanas se tornam viáveis e possíveis. A partir dessa teia conceitual das relações humanas buscaremos trilhar um novo caminho para a compreensão do modo de vida na comunidade do Jardim (Képos). |