Possibilidades interpretativas envolvendo instrumentos de percussão e recursos tecnológicos na obra Clapping Music (1972), de Steve Reich

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Menino, Fernando Bueno
Orientador(a): Campos, Cleber da Silveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22174
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade identificar, segundo a literatura e discografia, novas possibilidades de execução para obras minimalistas do compositor norte-americano Steve Reich, escritas entre 1972 e 1983. Mais especificamente, o artigo apresenta um estudo focado na adaptação de algumas de suas composições as quais não foram escritas originalmente para serem executadas por um único intérprete (formato solo). A metodologia consiste na ánalise deste repertório e suas respectivas técnicas composicionais. Posteriormente, extraíram-se novas versões, com caráter experimental, focados na interação entre instrumentos de percussão e recursos tecnológicos. Tais possibilidades foram implementadas através das oficinas de experimentação. Como resultado, gerou-se uma nova possibilidade de interpretação para a obra Clapping Music (1972). Deste modo, o trabalho aqui reportado visa apresentar as considerações relacionadas à performance, os processos utilizados para a implementação, assim como os resultados obtidos durante as oficinas. Concluiu-se que tais implementações, aliadas à interação com recursos tecnológicos, proporcionaram ao intérprete um maior aprofundamento do aspecto técnico/interpretativo, assim como das possibilidades de interação entre instrumentos de percussão e dispositivos eletrônicos.