Encenadoras do Cariri em múltiplas funções: trajetos possíveis para a atuação polifônica no teatro de grupo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Lucivânia de Lima
Orientador(a): Marques, Larissa Kelly de Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25703
Resumo: Na pesquisa de mestrado que deu origem a esta dissertação a autora investigou a atuação de encenadoras em múltiplas funções e as interferências que essa forma de atuação provoca n@s demais envolvid@s na criação teatral, o que foi identificado como formação de um discurso polifônico. A atuação polifônica é entendida como a possibilidade de @ artista desenvolver seu objeto cênico numa relação de apropriação dos demais discursos advindos dos artistas que compõem a criação teatral. Para discutir sobre essa questão a autora apresenta como estudo de caso as artistas que atuam na região do Cariri, no sul do Ceará: Cecília Raiffer, que é encenadora e dramaturga da Cia Engenharia Cênica; Carla Hemanuela, que é encenadora e figurinista-cenógrafa do grupo de teatro Trupe dos Pensantes; e sua própria atuação como encenadora, iluminadora e coreógrafa no Coletivo Atuantes em Cena. Com base na investigação aqui registrada, a autora considera que as encenadoras pesquisadas vêm construindo sua poética numa relação dialógica e horizontal com @s demais envolvid@s. Nesse sentido, a pesquisa contribuiu para um estudo sobre a prática de criação teatral numa vertente que se dá pelo viés da troca entre os conhecimentos d@s envolvid@s, o que facilita a prática de autonomia na cena teatral e fortifica o trabalho grupal.