Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Almeida, Lorran Lima de |
Orientador(a): |
Assunção, Luiz Carvalho de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27452
|
Resumo: |
A presente dissertação articula-se a partir de três dimensões: a história das religiões afro-brasileiras no Amapá, a concepção sobre magia com base em rituais oferecidos enquanto serviços religiosos e, a relação entre clientes e o terreiro, assim como a transição desses para família de santo. Propondo uma análise sobre os sentidos acionados e produzidos a partir da noção de magia nas religiões afro-brasileiras a fim de observar como é percebida e como são caracterizadas as práticas rituais, levando em consideração os trabalhos atrelados à busca de soluções de problemas como: relacionamento, finanças e saúde. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida em terreiros da capital do estado do Amapá, Macapá. No entanto, o caráter etnográfico permeia dados que vão além do recorte dos terreiros, ao apresentar, também, a trajetória religiosa dos sacerdotes assentada em suas memórias. A pesquisa possibilita a compreensão de como sacerdotes e clientes interseccionam o entendimento sobre as práticas rituais afroreligiosas defendidas enquanto magia, atribuindo a eficácia e eficiência dos ritos direcionados para diversos fins. |