Preparação vocal no teatro musical brasileiro: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Morais, Danilo Nogueira de
Orientador(a): Mendes, Jean Joubert Freitas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46566
Resumo: Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo identificar, analisar e aplicar estratégias de preparação vocal a fim de contribuir na construção da sonoridade do personagem para a cena cantada no Teatro Musical brasileiro. Trata-se de um estudo sobre técnica vocal e as práticas interpretativas do ator durante a canção. O trabalho é direcionado a atores, cantores, preparadores vocais, professores de canto e pesquisadores da área. Após uma reflexão introdutória, é apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica baseada sobretudo em autores como Miller (1986), (1994), (2011), Costa e Silva (1998), Fuks (1999), Behlau (2001), Fernandes (2009), Gil e Herbst (2016), Silva e Herr (2016) sobre a técnica vocal e a pedagogia do canto, Cardoso (2016); (2017), Esteves (2014) a respeito da sonoridade e práticas interpretativas no Teatro Musical brasileiro, entre outros autores. Na sequência, é apresentado o desenvolvimento da pesquisa em um grupo de extensão de Teatro Musical da Escola de Música da UFRN com atores amadores sendo apontadas, inicialmente, as características e necessidades vocais dos alunos. Ao mesmo tempo, é apresentada uma investigação e discussão sobre as estratégias de preparação vocal para o Teatro Musical usadas por profissionais reconhecidos na área e atuantes no mercado brasileiro. Tais estratégias dão base para a elaboração de uma proposta experimental de preparação vocal para Teatro Musical a qual é adaptada e aplicada no grupo estudado, sendo tal processo relatado no capítulo seguinte. Por fim, são apresentadas as avaliações feitas durante e ao final do processo, apontando os resultados identificados. A pesquisa conclui que ao preparar vocalmente o ator iniciante para espetáculos de Teatro Musical é importante que se ensine as técnicas básicas do canto, aplicando o nível de fala na voz cantada e desenvolvendo recursos vocais para que se possa expressar diferentes personalidades e emoções por meio de um processo de estudo cênico e de sua própria interpretação. Durante a prática da canção é necessário também que seja feito um estudo do texto e da música, investigando o seu estilo e os elementos que a compõem, propondo uma sonoridade vocal que melhor comunique as características identificadas.